sábado, 18 de junho de 2011

A necessidade de uma educação estética


Qual seria a necessidade de uma educação estética????

Primeiro precisamos entender o que é estética e o que é educação.

Comecemos pela estética, resumidamente:

Muitos classificam a estética como o ramo da filosofia que estuda a obra de arte. Porém, não temos experiências estéticas apenas com objetos denominados “obra de arte”, pode-se ter experiências estéticas em diversas ocasiões que não exatamente com uma obra de arte.

O que é uma experiência estética?

“[...] a experiência estética solicita uma mudança na maneira pragmática de se perceber o mundo. Esta experiência (e também o trabalho científico ou filosófico) constitui-se, segundo o termo empregado por alguns autores, um “enclave” dentro da realidade cotidiana. A experiência do belo é uma espécie de parêntese aberto na linearidade do dia-a-dia.” (Duarte Jr.,1991, p.33).

Ou seja, a experiência estética nos desperta de um estado de dormência, nos causa espanto tanto quanto os outros tipos de conhecimento como o filosófico ou científico.

A experiência prática e utilitarista de ver o mundo no dia-a-dia pode ser colocado como o oposto da experiência estética. A experiência estética deve nos provocar sensações e afetos (sentimentos) o mundo a nossa volta percebido pelos sentidos deve provocar diversas sensações e afetos.

O belo nos desperta para o feio (quando percebemos o harmonioso nos despertamos para o desarmonioso).

Agora um pouco sobre educação:

O que é educação?

É uma ação dirigida. Um conjunto ou sistema de atos, mediante os quais se procura elevar o homem de sua natureza real a sua natureza ideal.

Os fins e os ideais dessa educação são o objeto de estudo da filosofia da educação. E para se saber quais os fins e os ideais é preciso saber que tipo de homem se quer formar e qual a concepção de homem que a sociedade a qual o educando pertence tem.

Sobre a educação estética propriamente dita:

Vivemos numa sociedade que visa o tipo de educação lógica, o pragmatismo e o tecnicismo. A palavra sentimento não é muito bem vista, para muitos significa fragilidade. Pretende-se que usemos apenas a nossa “intelectualidade” e não percamos tempo com sentimentalismos.

Porém acredito que uma atitude racional seria o equilíbrio entre razão e emoção.

Percebo que a escola e seus sistemas de ensino tem se rendido a reproduzir as relações sociais, sem despertar em seus alunos a humanização, muito pelo contrário, ao negar o sentimento tem provocado uma acelerada desumanização.  

A partir de uma educação estética somos despertados para o belo e consequentemente para o feio, ela nos tira do estado de ignorância (de cegueira dirigida), a partir de uma educação estética temos a oportunidade de sentir o mundo com os nossos próprios sentidos e tirar nossas próprias conclusões.

Sendo assim, uma educação estética pode não ser interessante de alguns pontos de vista políticos. Pois ela promove a liberdade de pensamento dos indivíduos.

Essa questão poderá ser abordada num próximo post!

Por ora é só...

Espero as opiniões de vocês para que possamos nos aprofundar na questão!!!


6 comentários:

  1. Fico feliz qdo encontro posts como esse, tão raro! Bem, ao q me parece essa é uma proposta filosófica, para q ão se perca o foco do belo. Krisnamurti há décadas já alertava para importâcia de desenvolvermos, estimularmos a sensibilidade nas nossas crianças.
    Grata pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Angela!!! Fico feliz que tenha gostado do post! Aguardo mais visitas sua...

    ResponderExcluir
  3. Não existe a idéia de beleza? Ou cada pessoa tem um conceito? Na minha opinião cada um estabelece seu próprio valor. As veses penso que as pessoas são belas pelo meu modo sensivel. Não posso escolher e não tenho controle de "estética".Não existe a idéia de beleza? Ou cada pessoa tem um conceito? Na minha opinião cada um estabelece seu próprio valor. As veses penso que as pessoas são belas pelo meu modo sensivel. Não posso escolher e não tenho controle de "estética".

    ResponderExcluir
  4. A educação estética tem muito no EAD, pois exige do aluno pesquisas e, juntamente com suas experiências, formam a nova abordagem do ensino-aprendizagem, onde o aluno passa ser um agente que busca sua autoformação. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Conhece João Francisco Duarte Jr?? Fundamentos Estéticos da Educação, um livro famosíssimo dele... te recomendo se quiseres continuar com esse estudo. Também tem Friedrich Schiller A Educação Estética do Homem ;)

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado! Fiquei muito a procura dessas palavras que me fez perceber sobre a educação

    ResponderExcluir