terça-feira, 9 de novembro de 2010

Parte 2

Parte 2

Continuando a nossa conversa sobre a Educação, agora falando especificamente da relação professor – aluno.

Quando entramos numa sala de aula o que se espera ver?

Uma pessoa liderando um grupo. Mas o que muitas vezes se vê é justamente o oposto. Porque isso acontece?

Resumindo:
No passado o professor era um ditador de regras e tinha o dever de transmitir sistematicamente um conteúdo. E o dever do aluno era decorar  e reproduzir o que era passado.

A autoridade em sala era o professor e ele tinha autonomia para agir muitas vezes de forma cruel para atingir seus objetivos. Essas atitudes causavam traumas nos alunos que ficavam com suas atividades cognitivas bloqueadas devido a violência sofrida. Mas não podemos dizer que o professor não mantinha o controle sobre a turma. O ponto é: a que preço?

Com o tempo foi se percebendo que esta atitude “terrorista” do professor não era eficiente e era necessário encontrar outra forma de chegar aos objetivos pretendidos. 

As leis da educação foram modificadas e a forma de ensinar também. Os direitos dos alunos foram colocados em pauta e foi imposto limites aos professores. Diretrizes e bases da educação nacional http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
 
No meu ponto de vista é que fomos de um extremo ao outro. Antes o terrorismo por parte dos professores, agora o terrorismo por parte dos alunos...

O que fazer agora?
Leis que protejam o professor???
Quem se habilita a dar a sua opinião???



domingo, 7 de novembro de 2010

Sala de Aula X Conhecer


Parte 1

Aproveitando o comentário do “nerdworkingbr” do post anterior “Onde Filosofar” quero fazer uma reflexão junto a vocês sobre o que realmente se aprende na sala de aula.

Sou professora e percebo que muitas vezes, a maior parte das vezes os alunos estão interessados apenas em “ganhar nota” e os professores em se livrarem dos alunos dando-lhes as notas que tanto querem...

Uma lastimável verificação. Mas é esta a realidade da grande maioria, não posso dizer que não tenho colegas que estão realmente interessados em ensinar e se comunicar com os alunos, mas a verdade é que a estrutura do ensino no Brasil já está “desandado” há muito tempo e as tentativas de melhorá-lo são de uma minoria que está exausta de tentar em vão!

Este é um assunto amplo que para entendermos melhor devemos olhar para trás e ver a história da educação no nosso país. 

Hoje a educação é o ponto essencial para o crescimento de qualquer nação. Através da educação os indivíduos se tornam cidadãos prontos para interagir em sua sociedade. E essa interação faz com que esta sociedade torne-se cada vez mais complexa e exija cada vez mais indivíduos providos de conhecimento para interagir nela. 

Porém um indivíduo que detém conhecimento é um individuo que pensa, logo será um indivíduo menos influenciável. Até que ponto a liderança de uma sociedade quer indivíduos pouco influenciáveis...

O Brasil já avançou muito em seu sistema educacional, mas ainda está longe bem longe de ser o ideal. E são muitos os fatores que deixam distante  este objetivo.

Os indicies mostram  que o analfabetismo tem diminuído e que isto é um grande avanço para a educação brasileira. Mas não vejo efetividade nessas estatísticas. Junto com o letramento deveria ser ensinado  “saber pensar” pois, o saber escrever e ler só é relevante se temos algo para colocar para fora! 

É ai que o professor deve ser mais que um técnico que transmite conhecimentos. Ele deve ser um facilitador da criação do conhecimento. Mas como? 

O professor deve seduzir o aluno ao mundo das idéias, levá-lo para outra dimensão, ser o cicerone neste novo mundo onde tudo é possível se for pensado, criado, construído, mesmo que por hora, apenas no mundo das idéias.  Até que um dia possa ser transportado para a realidade concreta. 

Esse assunto dá muito pano pra manga...  Aguardo as intervenções de vocês! Me ajudem a construir este pensamento!!!

Continua...

sábado, 6 de novembro de 2010

Onde Filosofar???

Para inaugurar nosso blog quero expor o motivo de sua criação.

Este é um espaço livre (desculpe-me pela redundância) para os pensamentos, sem censuras, porém espero que com muitas críticas, afinal de que vale expor um pensamento se for para serem aceitos o tempo todo como verdades absolutas?  Isso seria muito chato...

Peço que tenham paciência, pois sou iniciante nesse negócio de blog!

Quero começar a instigante viagem pelo mundo das idéias colocando em pauta onde é o lugar da Filosofia: nas escolas, nas universidades, nos blogs, nos sites especializados ou nas praças públicas???

Antes de dar o meu ponto de vista aguardo algumas considerações sobre a questão proposta!