sábado, 11 de dezembro de 2010

As crianças e a filosofia!

Por que criança não pode filosofar? 

Como o nosso amigo adri-filósofo diz as crianças ainda não possuem uma bagagem cognitiva suficiente para o ato de filosofar. Porém as crianças têm algo que nós adultos por inúmeros motivos deixamos de lado, a curiosidade e a vontade de desvendar o mundo.

Acredito que esta “fome” de conhecer seja o principal motivo pelo qual crianças podem filosofar. Não podemos comparar o ato de filosofar de uma criança com a de um acadêmico, por exemplo. Justamente pela sua bagagem de conceitos, crenças e conhecimentos.

As crianças fazem perguntas do tipo: de onde viemos? Para onde vamos? Quem somos? O que somos?  Essas perguntas não são a base da metafísica? O que muda é apenas a perspectiva das respostas. E conforme crescemos descobrimos outras possibilidades para responder a questões que até hoje nenhum filósofo conseguiu responder com absoluta certeza.

Não podemos esquecer que todo filósofo já foi criança um dia e com certeza teve na sua infância, adultos que o encorajassem a “conhecer o mundo”, oferecendo-lhe uma boa educação.  Incentivar a investigação reflexiva é a melhor forma de incentivar uma criança  a aumentar seus conhecimentos cognitivos.

Não entendo a diferenciação que é feita entre filosofia e o ato de educar. A minha concepção de filosofia não é apenas os conceitos dos teóricos importantes da história e sim uma postura (curiosa) diante da vida. Não sermos apenas expectadores e sim os autores da própria existência.

Não nego que para discutir filosofia seja necessário conhecer sua história para ter argumentos sólidos. Conhecer Sócrates, Platão, Aristóteles e outros pensadores será uma conseqüência natural para crianças que cresceram incentivadas a pensar e tirar suas próprias conclusões.

Tem um artigo muito interessante que gostaria que lessem!!!

“É possível a criança filosofar?”  
Autores do texto: Dora Incontri (Pós-doutoranda FEUSP) e Alessandro César Bigheto (Mestrando FE- Unicamp).

2 comentários:

  1. Em minha opinião as crianças pensam + que muito adultos de 50 anos que conheço.
    Quero pedir pra autora desse blog posta + vezes , amo os pôster que aqui são feito.

    ResponderExcluir
  2. Acho que crianças tem um poder de filosofar e se auto perguntar muito grande.Tem perguntas que muitos adultos nunca fizeram pra si mesmo,e elas fazem.

    ResponderExcluir