domingo, 5 de dezembro de 2010

Por que filosofar?


O ato de filosofar deveria ser ensinado antes mesmo da criança ir à escola. Em casa no ambiente familiar esta criança deveria ser estimulada a refletir sobre suas atitudes e pensamentos. Assim criaríamos cidadãos questionadores e que sem dúvida contribuirão de forma mais efetiva para o bem de sua comunidade. 

O que é filosofia? 
Como já dizia Kant não se pode definir filosofia, apenas pode-ser dizer o que é filosofar. 

O que é filosofar? 
De maneira mais simples é repensar tudo o que nos seria comum, que faz parte do nosso cotidiano. Incalculáveis são os objetos de estudo da filosofia. A começar pelo mundo que nos cerca, o universo que cerca o nosso mundo, em outro prisma o que esta dentro de nós, quem somos, o que somos, do que somos constituídos, etc.

Ensinar filosofia é ensinar um indivíduo a ser crítico, refletir sobre o que lhe é oferecido, não acreditar apenas nas aparências, investigar, destrinchar a realidade que é vista com os olhos, sentida com o tato, cheirada com o olfato. A estrada dos sentidos tem mão dupla, podem nos levar a algum lugar ou nos desviar deste.

Precisamos filosofar para chegar mais perto da verdade que pensamos ser, e não da que nos é imposta.  

A pergunta que fica para ser discutida: porque o ensino de filosofia é tão teórico e voltado apenas para os fatos históricos? As pessoas gostam de pessoas críticas? Ou preferem aquelas que concordam com tudo? 

Aguardo ansiosa às respostas!

4 comentários:

  1. Acho que é difícil questionar, pois todo mundo concorda com todo ai quando começo a questionar as coisas ai todo mundo diz ele ficou louco e isso é muito chato. Mas amo filosofia vou seguir esse blog!

    ResponderExcluir
  2. penso que crianças nao tem ainda discernimento necessário para filosofar nem nos mesmo muitas vezes entao o papel do professor de filosofia é leva-los à uma experiência filosófica e buscar despertar o sentido e gosto pela leitura para que a partir desse se possa buscar o filosofar... visite meu blog http://pensamentolivre-adri-filosofo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pelo fato de a "Filosofia" em si, ser algo que instiga a curiosidade, a reflexão,a forma de se situar diante do mundo e de vê-lo como a maioria das pessoas não conseguem ver, faz com que haja uma certa estranheza por parte de quem não vive por essência a própria "Filosofia". E dessa maneira o filósofo ou quem é intimo da filosofia (a estuda) não aceita as coisas de qualquer jeito, incomodando a grande maioria que pressupostamente faz o uso do "aceitar" tudo de forma nata...

    ResponderExcluir